Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente realiza reunião técnica sobre controle biológico da lagarta-parda em parceria com a ADAB

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Itagimirim participou da reunião promovida pela Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), realizada na última quinta-feira (13/nov), na Câmara de Vereadores. O encontro contou com a presença de representantes da Veracel Celulose, produtores rurais e entidades locais ligadas ao setor agrícola.
A reunião teve como destaque a palestra técnica sobre o controle biológico da lagarta-parda. Nos últimos meses, o tema vem sendo debatido no município não apenas pela presença da praga, mas principalmente pelos métodos adotados para combatê-la — especialmente o uso de pulverização aérea de defensivos próximos à área urbana. O objetivo da palestra foi apresentar alternativas sustentáveis, promovendo conscientização e boas práticas no uso de tecnologias agrícolas.
Estiveram presentes Cláudio Vermerling, gerente regional da ADAB, e o agrônomo Epaminondas Peixoto, acompanhados de suas equipes. Pela Veracel Celulose, participaram Pedro e Tarcísio, além de seus colaboradores. Também marcaram presença o presidente da Associação da Agricultura Agroecológica de Itagimirim (AAFAI), Genilson, alguns associados, e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Sandro Antônio.
Durante o encontro, o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Emerson Abade, destacou as medidas adotadas pela Prefeitura de Itagimirim em relação ao tema e esclareceu que a palestra promovida pela ADAB não integra o Termo de Compromisso Ambiental (TCA) firmado entre o município e a Veracel Celulose — instrumento utilizado para regularizar atividades com impacto ambiental. Segundo ele, a iniciativa da ADAB reforça a importância da atuação conjunta entre órgãos públicos, instituições ambientais e o setor produtivo para garantir soluções eficazes e responsáveis para os desafios enfrentados no campo.
Acesso à Informação