Campanha de Vacinação contra a Influenza 2025 tem início em Itagimirim

16/04/2025 08:14

A Prefeitura Municipal de Itagimirim iniciou a Campanha de Vacinação contra a Influenza 2025. A ação tem como principal objetivo proteger a população contra a gripe, com foco especial nos grupos mais vulneráveis às complicações causadas pela doença.

Neste ano, está sendo utilizada a vacina trivalente, que oferece proteção contra três cepas do vírus Influenza: H1N1, H3N2 e o tipo B. A escolha segue as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), com base nas variantes mais comuns em circulação no período.

Público-alvo da campanha

De acordo com as diretrizes do Ministério da Saúde, neste primeiro momento, a vacinação será destinada aos seguintes grupos prioritários:

- Crianças de 6 meses a menores de 6 anos

- Idosos com 60 anos ou mais

- Gestantes

- Puérperas (até 45 dias após o parto)

- Trabalhadores da saúde

- Professores das redes pública e privada

- Pessoas com comorbidades ou condições clínicas especiais

- Pessoas com deficiência permanente

- Forças de segurança e salvamento

- Caminhoneiros e trabalhadores do transporte coletivo rodoviário

As doses estão sendo aplicadas nos Postos de Saúde da Família (PSFs), durante o horário habitual de funcionamento. A Secretaria Municipal de Saúde reforça a importância da imunização, especialmente para aqueles que fazem parte do público-alvo.

A vacinação contra a gripe é uma das principais estratégias de saúde pública para reduzir a circulação do vírus e evitar complicações graves da doença, como internações e óbitos.