Programa Voltando a Sorrir beneficia centenas de moradores com a entrega de próteses dentárias em Itagimirim

06/03/2024 00:36

Os sorrisos são expressões genuínas de alegria, contentamento e satisfação.  Infelizmente, muitas pessoas, mesmo com motivos para sorrir, acabam se privando disso, por causa da perda da dentição, algo  comum, principalmente para idosos. Exatamente para lidar com essa questão sensível, é que o Governo de Itagimirim, está investindo no programa Voltando a Sorrir, que tem beneficiado centenas de pessoas no município e devolvido a autoestima através da entrega de próteses dentárias.

Essa iniciativa faz parte da estratégia dos Laboratórios Regionais de Prótese Dentária (LRPD), que é um projeto dsenvolvido pelo Ministério da Saúde, com o objetivo primordial de ampliar a oferta de próteses dentárias de qualidade, promovendo a reabilitação protética, fonética, mastigatória e estética da população, por meio do Sistema Público de Saúde.

A Prefeitura de Itagimirim aderiu a estratégia de LRPD em meados de 2022, e ampliou o projeto para que um número maior de pessoas tivesse acesso. Em média, são confeccionadas 40 próteses mensalmente, com estimativas de aproximadamente 600 pacientes já beneficiados. Essa iniciativa têm impactado positivamente a vida desses moradores, tanto na sede do município, como também no distrito de União Baiana. O cadastramento dos interessados é feito de modo simples e eficiente por meio da Secretaria de Saúde e os atendimentos são feitos em um dos PSFs municipais.

Além de resgatar a autoestima dos pacientes, que voltam ter confiança para sorrir em público, deve-se destacar que esse tipo de prótese destinada a substituir a função original dos dentes, proporciona também impactos relevantes na saúde dos pacientes. Podemos citar, entre outros, a melhora dos processos de mastigação e dicção como alguns dos benefícios obtidos.