Governo Municipal celebra 7 de Setembro com atos cívicos em Itagimirim e União Baiana

08/09/2022 11:47

Nem a chuva diminuiu o entusiasmo e a alegria da população que participou da celebração cívica de 7 de Setembro, que nesse 2022 comemorou 200 anos da Independência do Brasil.

O tradicional ato cívico foi realizado pelo Governo Municipal com a participação de todas as escolas, servidores, vereadores e da comunidade. Foram ao todo 16 pelotões como o melhor idade, educação inclusiva, balé, EIFUT além da Filarmônica Lyra Popular, de Belmonte, e da Banda Marcial que representaram momentos históricos do nosso país além de enaltecer a cultura e o povo brasileiro.

Quem não estava no desfile acompanhou pelas ruas com guarda-chuvas ou sem ou mesmo das calçadas, janelas e sacadas das casas as cores, as caracterizações e a beleza do desfile. Também foi feita transmissão ao vivo pela página do Governo Municipal de Itagimirim, no facebook.

Em Itagimirim, o evento começou com execução do Hino Nacional e do Hino da Independência e hasteamento das bandeiras pelo prefeito Luizinho; pelo vice-prefeito, Lindolfo Lima e pelo vice-presidente da Câmara, Márcio Carvalho no Colégio Othoniel Ferreira dos Santos, concentração dos pelotões.

Em um breve discurso, o prefeito municipal falou da satisfação em realizar o desfile, agradeceu o empenho de todos os envolvidos e destacou a beleza e a importância desta e das novas gerações mante viva essa tradição, que valoriza a cultura local e fortalece o respeito pela nossa história.

O desfile passou pelas principais ruas de Itagimirim e foi encerrado com a apresentação da filarmônica no coreto da Praça José Santos Queiroz.

União Baiana

As celebrações cívicas continuaram à tarde, no distrito de União Baiana. O prefeito Luizinho; a vereadora Dinha e a secretária de educação, Nilzângela Silva hastearam as bandeiras em frente ao Grupo Escolar Jutahy Junior, ao som do Hino Nacional. Na sequência, os 8 pelotões tomaram as ruas puxados pela Fanfarra de União Baiana (FANUB).

A coreografia acrobática feita pelas bailarinas da fanfarra embelezaram, ainda mais, o desfile, encerrado pela tradicional encenação do Grito da Independência, feita pela Cavalaria.