URGENTE: DECRETO MUNICIPAL COM MEDIDAS MAIS RÍGIDAS PARA CONTER O AVANÇO DA COVID-19 COMEÇA A VALER A PARTIR DESTE SÁBADO

27/02/2021 11:13

O Governo Municipal de Itagimirim, que chegou ao Alerta Vermelho, endureceu, ainda mais, medidas para reduzir o alto índice de contágio do coronavírus em Itagimirim e distrito de União Baiana.

O alcance das novas ações foi amplamente explicado pelo prefeito Luizinho e pelo secretário de saúde, Manoel Batista, ao vivo pela Rádio Estação FM e com transmissão pelas redes sociais, nesta sexta-feira (26/fev).

Além das informações, Luizinho conclamou a população a cumprir as regras e fazer parte dela para que o número de vítimas na cidade diminua.

O decreto

A partir das zero horas deste sábado (27/fev), todo o comércio local e serviço público de Itagimirim funcionam em horários restritos, com exceção das unidades de saúde que ampliaram serviços e disponibilizaram alas voltadas para atendimento de suspeitos e diagnosticados com coronavírus.

A ação vale, inicialmente, por 15 dias, e é regulamentada pelo Decreto Municipal nº 57/2021, publicado nesta quinta-feira (25/fev). As regras estão em conformidades com o decreto do Governo da Bahia que restringe, ainda mais, atividades em todo o estado.

De acordo com as regras municipais, no âmbito do comércio ficam autorizados funcionamento apenas de serviços essenciais que devem cumprir requisitos de atendimento como proibição da venda de bebidas alcóolicas para consumo no local e entrada de crianças.

Na esfera do serviço público, a parte administrativa de setores como secretarias de educação, saúde, assistência social, CRAS e prefeitura funciona até as 14 horas e em escala de plantão.

Escolas ficam fechadas para atendimento presencial. Para matrículas e rematrículas, os pais devem entrar em contato com os canais de atendimento da Secretaria Municipal de Educação.

Os atendimentos nas central farmacêutica e de agentes de saúde permanecem normais. Já as ações de fiscalização foram ampliadas além de designado um fiscal sanitário, fixo, para União Baiana.

Plantões e canais de comunicação

Foi instituído a Central COVID-19. O serviço é exclusivo para esclarecer dúvidas, fazer agendamento e encaminhamento de atendimento médico e denúncias de descumprimento do decreto e funciona apenas pelo whatsap (73) 99835-9287.

Para informações gerais e atendimento estão disponíveis ainda os canais:

👉🏾 Secretaria de Saúde – (73) 3289 2220- de 8 horas as 14 horas

👉🏾 Hospital Luís Eduardo Magalhães- (73) 3289-2385 - 24 horas

👉🏾 SAMU- 192- 24 horas

👉🏾 Secretaria de Educação – (73)3289-2109

👉🏾 Secretaria de Assistência Social - (73) 3289-2522

👉🏾 Facebook - Governo Municipal de Itagimirim; smecel

✔ Acesse o decreto na íntegra e saiba de todas as medidas implementadas pelo Governo Municipal.