Secretaria de assistência social promove orientações sobre saúde mental

28/01/2021 19:52

🗣 Por meio do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) de Itagimirim, a Secretaria Municipal de Assistência Social realizou uma palestra com explicações sobre os principais males que acometem a saúde mental de grande parte da população e os cuidados necessários de prevenção.

⚪ O evento ocorreu na sede do CRAS com a presença do vice-prefeito, Lindolfo Lima, de profissionais da educação e saúde além da assistência social, na terça-feira (26/1). Faz parte da campanha Janeiro Branco, realizada em todo o país, neste ano, com o tema Por uma cultura da Saúde Mental. Todo Cuidado Conta.

Em Itagimirim, o público alvo foi funcionários. Além da qualificação desses profissionais, a palestra também tratou de políticas públicas a serem desenvolvidas em parceria com as secretarias municipais de saúde e educação.

A secretária de assistência social, Milena Lima, disse que a proposta é desenvolver no município programas e ações, tanto de prevenção quanto de combate a doenças como depressão, ansiedade, estresse agudo e diversas síndromes que afetam pessoas de todas as idades.

“O trabalho já começou a ser feito de maneira conjunta com outras secretarias. É importante olharmos para essas doenças de uma maneira humanizada e profissional. Buscarmos formas de ajudar essas pessoas a entender e lidar com os próprios sentimentos, com as adversidades além de proporcionar mais qualidade de vida”, explicou Milena Lima.

A psicóloga do CRAS, Stéfane Stolze Vieira, que ministrou a palestra, apresentou estatísticas preocupantes sobre o aumento de doenças e de pessoas afastadas do trabalho e de atividades diárias.

“Falar de saúde mental não é falar das doenças em sí. É compreender que precisamos da nossa mente e não apenas do nosso corpo. Há cada vez mais profissionais doentes em todas as áreas, profissões e classes sociais. É preciso falar sobre isso e ter gestão pública. Depois de anos sem nenhuma iniciativa por parte do município, finalmente, neste ano, Itagimirim voltou a olhar para essa realidade, que é caso de saúde pública”, destacou.

Participaram do evento o coordenador do centro de referência, Domingos Elias de Souza Neto e o secretário municipal de saúde, Manoel Batista.

🗓 O Janeiro Branco

A campanha foi instituída em 2014 por uma equipe de psicólogos de Minas Gerais. Considerado “uma página em branco”, o mês de janeiro foi escolhido por ser o período em que a grande maioria da população idealiza projetos e metas a serem cumpridas ao longo do ano.

A campanha incentiva pessoas a repensarem questões importantes relacionadas à própria vida, a como lidar com sentimentos e as reações diante de circunstâncias diversas. São promovidas em todo o país campanhas de conscientização e orientação, combate a tabus e preconceitos, mudança de paradigmas e implementação de políticas públicas de saúde.