Governo Municipal de Itagimirim apresenta projeto de extração de minério em distrito

28/01/2021 19:47

Como forma de ampliar a participação popular e informar aos moradores sobre ações importantes para o crescimento da cidade, o Governo Municipal de Itagimirim promoveu uma reunião para apresentar o projeto de extração de minério de grafite, nesta sexta-feira (15/1).

A reunião aconteceu na escola municipal do distrito de União Baiana e foi conduzida pelo prefeito Luizinho (PODEMOS) com a participação do vice-prefeito, Lindolfo Lima (MDB); do presidente da Câmara de Vereadores, Valdirinei Nascimento (Democratas) além de autoridades do executivo e legislativo locais.

Para garantir o acesso de todos e como alternativa de impedir a disseminação da COVID-19, houve transmissão ao vivo pela página de Luizinho no Facebook.

Moradores de Itagimirim e do distrito acompanharam, na íntegra, todo o esclarecimento prestado pelos diretores executivos da mineradora Colúmbia Exploration, responsável pelo projeto.

A empresa já recebeu licenças ambientais de órgãos competentes para a exploração do minério encontrado no solo de União Baiana. As terras do município são estudadas por geólogos da mineradora desde 2012.

Os diretores executivos José Márcio Paixão, Sandio Pereira e Wagner Luiz Araújo explicaram, com linguagem clara e simples, os detalhes da implantação e responderam questionamentos de moradores e de autoridades presentes.

A expectativa dos responsáveis é de que a construção de toda a infraestrutura da mina comece no segundo semestre deste ano. Cerca de 200 empregos diretos devem ser gerados neste processo e aproximadamente 50 vagas abertas para atuação no funcionamento do polo extrativista além do aumento de demanda no comércio em geral.

Quanto a questões ambiental e socioeducacional, José Márcio garantiu que a empresa tem se firmado no mercado minerário nacional e internacional como uma das que menos degrada o meio ambiente e que projetos serão analisados e desenvolvidos para diminuir os impactos e cumprir o que determina a legislação.

Luizinho ressaltou os inúmeros benefícios do empreendimento para a cidade. Afirmou que uma das condições principais para a concessão do Governo Municipal é de que as vagas de emprego sejam preenchidas, prioritariamente, pela população de Itagimirim.

“Iniciamos novos tempos em nossa cidade. A instalação da mina possibilitará a geração de empregos, um dos principais problemas enfrentados. Permitirá que as pessoas tenham esperança de um futuro melhor. Buscaremos parcerias com instituições de ensino para qualificarmos nossa população para que tenhamos grandes profissionais a ocupar as boas vagas e não apenas os subempregos”, garantiu o prefeito.

Luizinho foi enfático ao afirmar que “o Governo Municipal não será inconsequente. Defenderemos nosso município e os direitos do nosso povo. Buscaremos e teremos ainda mais empreendimentos em nossa cidade. Me comprometi e cumpro tudo que prometo”.

Participaram da reunião o secretário municipal de meio ambiente, Reinaldo Queiroz além de secretários de outras pastas e os vereadores Dinha (MDB), Epaminondas (PL) e Maelson Gomes (PODEMOS).